Recentemente atendemos um cliente que adquiriu um Equipamento de Armazenamento de Rackstation Synology.

Ao começarmos a utilizar o equipamento diariamente, pudemos notar suas características interessantes.

Storage-synology

Primeiramente, não consideramos correto chamar o Synology de “Storage”, apesar de ter características físicas semelhantes, como capacidade de disco, por exemplo. O equipamento possui um poderoso sistema operacional baseado em Linux desenvolvido sob medida chamado DSM, que funciona em discos e unidades de Rackstation. O sistema de configuração é super intuitivo e fácil, com algumas ferramentas muito interessantes e inteligentes, como ferramentas de backup Hyperbackup e backup ativo. Além disso, é possível fazer backups externos em outras NAS e realizar backups de estações de trabalho, bem como possuir um bom sistema de versionamento dos backups.

Podemos afirmar que o Synology é muito mais do que um simples armazenamento de arquivos, é uma caixa de soluções onde podemos integrar com servidores active directory, virtualizar máquinas virtuais, ter um servidor web, FTP, DNS, chat, sistema de contas Docker e muitas outras aplicações do dia a dia de uma empresa.

Todas essas funcionalidades tornam possível utilizá-lo como um servidor de arquivos e aplicação interna para pequenas e médias empresas. No entanto, é importante tomar alguns cuidados relacionados à segurança e desempenho.

Não recomendamos que o NAS esteja aberto à internet, o que também não é recomendado pelo fabricante. Aconselhamos executar essas aplicações em uma máquina virtual, já que o sistema DSM permite rodar em uma instância virtual. Dessa forma, podemos executar servidor web, chat, DNS, sempre em máquinas virtuais, tornando o ambiente mais seguro e evitando que, em caso de falha de segurança da aplicação, alguém possa acessar o servidor anfitrião.

Resumindo as 10 razões pelas quais vale a pena ter uma Synology em sua empresa:

  1. Interface amigável.
  2. Sistema de backup interessante e eficiente, com versionamento.
  3. Sistema de backup da estação de trabalho.
  4. Sistema antivírus, firewall, chroot para ligações SFTP.
  5. Vários modos RAID e Hotspare e sistemas de cluster com outros equipamentos do mesmo modelo.
  6. Sistema de arquivos Btrfs com self-healing e deduplicação semelhante ao ZFS.
  7. Possibilidade de tirar snapshots de todo o volume.
  8. Apoio da empresa fabricante e muita documentação sobre o equipamento, além de uma grande comunidade que cria material e conteúdo. (Suporte geralmente responde rapidamente aos problemas)
  9. Atualizações constantes por parte do fabricante.
  10. Uma gama diversificada de equipamentos para cada tipo e tamanho de empresa.

Cuidados a serem tomados:

  1. Não executar aplicações que precisam de acesso à internet no anfitrião. Sempre utilize ambiente virtual, se for realmente necessário.
  2. Tenha cuidado ao utilizar Hard Drives SATA 7500rpm ou 5400 RPM, dependendo da rotina de backup + indexação, antivírus, isso pode deixar seu armazenamento extremamente lento. Sempre estude a possibilidade de ter discos SSD ou uma segunda pool de discos/Raid

Diogo Primo
CEO
www.gnet.pt