Servimos recentemente um cliente com um Equipamento de Armazenamento de Rackstation Synology, à medida que começamos a prestar atendimento ao cliente e a mexer todos os dias no Storage começamos a notar as suas características interessantes.

Em primeiro lugar, não acho que a Synology deva ser chamado de Storage, mesmo que tenha características físicas que o lembrem de um Storage como a capacidade do disco, etc.

Mas o equipamento está equipado com um poderoso sistema operativo baseado em Linux desenvolvido sob medida chamado DSM, que funciona em discos e unidades de rackstation. É um sistema de configuração super intuitivo e fácil, com algumas ferramentas muito interessantes e inteligentes, como ferramentas de Backup Hyperbackup e backup ativo, além de ser capaz de fazer backups externos em outras NAS e possível fazer backups de estações de trabalho e possui um bom sistema de versionamento dos backups.

Eu diria que a Synology  é muito mais do que um armazenamento para armazenar ficheiros, é uma caixa de soluções, onde podemos integrar-nos com servidores active diretory, virtualizar máquinas virtuais, ter um servidor web, FTP, dns, chat, sistema de contas Docker e muitas mais aplicações do dia a dia de uma empresa.

Todas estas funcionalidades levam-no a trabalhar com ele como um servidor de ficheiros e aplicação interna para pequenas e médias empresas. Mas há que ter em conta alguns cuidados relacionados com a segurança e performance.

Se este Nas estiver aberto à internet, o que não recomendamos nem o fabricante. Recomendamos que se execute estas aplicações numa máquina virtual,  o sistema DSM permite correr em uma instancia virtual.

Podemos executar servidor web, chat, dns, sempre em máquinas virtuais, o que torna o ambiente mais seguro evitando que por alguma falha de segurança da aplicação aguma alguém aceda ao servidor anfitrião.

Resumo das 10 razões pelas quais vale a pena ter uma Synology na sua empresa.

  1. Interface amigável.
  2. Sistema de backup interessante e eficiente, com versionamento.
  3. Sistema de backup da estação de trabalho.
  4. Sistema antivírus, firewall, chroot para ligações SFTP
  5. Vários modos Raid e Hotspare e sistemas de cluster com outros equipamentos do mesmo modelo.
  6. Sistema de Ficheiros Sistema btrfs com self healing e deduplication semelhante ao ZFS.
  7. Possibilidade de tirar snapshots de todo o volume.
  8. Apoio da empresa fabricante e muita documentação sobre o equipamento, existe ainda uma grande comunidade que cria material e conteúdo. (Suporte geralmente responde bem rápido os problemas)
  9. Atualizações constantes por parte do fabricante.
  10. Uma gama diversificada de equipamentos para cada tipo de empresa e tamanho.

“Cuidado a tomar”

  • Não executar aplicações que precisa de acesso à Internet no anfitrião sempre utilize ambiente virtual, se for realmente necessário.
  • Tenha cuidado ao utilizar Harddrives Sata 7500rpm ou 5400 Rpm, dependendo da rotina de backup + indexação, Antivírus isto pode deixar o seu armazenamento extremamente lento, sempre estudar a possibilidade de ter discos ssd ou uma segunda Pool de discos./ Raid
  • Trabalhe sempre com a classe empresarial HDS, discos feitos para o NAS, o HardDrive para desktops não vai ficar de pé e queimará.
  • Ao comprar equipamentos já pense no crescimento da empresa e seja um equipamento com possibilidade de expansão.
  • Embora o Synology de Armazenamento tenha a capacidade de virtualizar máquinas virtuais  o desempenho não é muito bom, não recomendaria como um bom Hipervisor de um Vm que precisa de desempenho, temos players no mercado mais Maduro, Vmware, proxmox, xenserver, HyperV

Se a sua empresa ou a Fabrica precisar de uma consultoria e suporte em armazenamento, segurança dos dados pode contar com a ajuda da Gnet, podemos dar todo o apoio para atender e manter o seu ambiente seguro e com a melhor performance possível.

Diogo Primo
CEO
www.gnet.pt